in

Projeto Agente de Pandemia

Para enfrentar o COVID19 na comunidade do Pedregal, a Batalha do Pedregal criou o projeto AGENTE DE PANDEMIA, que consiste em treinar moradores, crianças, jovens e adultos no enfrentamento ao corona virus na comunidade. Agindo de maneira organizada e planejada, os agentes auxiliam nas distribuições de doações e informativos para cuidar dos que mais foram afetados pela situação econômica (autonomos, catadores e desempregados..) e também preservar a saúde a comunidade. visando a máxima preservação da comunidade nos processos de cadastramento de vulneráveis, monitoramento de casos, distribuição de cestas, informativos  e materiais de proteção.

O projeto dos Agentes de Pandemia visa contemplar uma ampla formação e preparo para esses voluntários. A partir das iniciativas de fabricação de máscaras e sabão, visamos criar recursos para o pagamento da mão de obra desses jovens. Nesse sentido, ao invés de você investir na compra de 500 unidades de detergente líquido no mercado, que em média daria mais de 500 reais, vc investe o mesmo valor em 500 unidades de produtos de limpeza, cloro, sabão liquido, detergente, desinfetante que são produzidos pelos jovens, possibilitando que cada um dos envolvidos ainda receba uma ajuda de custo pelo serviço. O projeto se divide em 4 aspectos:

* Fabricação de Sabão e Máscara
* Escola Tecnológica
* Sistema de Entrega (Fábrica de Aplicativo)
* Oficinas Diversas (poesia, passinho, rap)

A comunidade do Pedregal possui pelo menos 15 mil moradores, de acordo com o último censo realizado no ano de 2010. Embora não seja possível estimar o número de pessoas em condição de renda irregular, verifica-se que nas regiões de maior insalubridade há um número expressivo de moradores que trabalham com reciclagem. A suspensão das atividades comerciais não essenciais implicou no fechamento dos pontos de reciclagem, fazendo com que milhares de pessoas ficassem automaticamente sem a renda diária. E isso somado ao surgimento de uma epidemia mortal que atinge a favela com uma alta taxa de contaminação, acendeu o alerta para que os movimentos sociais da comunidade agissem na construção de medidas para informar e prevenir a comunidade o mais rápido possível.

Embora a Batalha do Pedregal tenha iniciado uma campanha para arrecadação, a parceria com o movimento Muda Pedregal e a Essor Brasil possibilitou a criação de uma rede de apoio, que em coletivo passou a adotar estratégias para a divulgação de informativos, itens de higiene e distribuição de doações. Nesse sentido se construiu o grupo Movimenta Pedregal, que passou a incluir a comunidade nos debates e ferramentas para se atualizar sobre o COVID19 e também sobre os auxílios fornecidos pelo governo. O movimenta pedregal também auxiliou na utilização de um carro de som para a divulgação do Passinho do CoronaVirus e informes de saúde.

Na medida em que o projeto Agentes de Pandemia foi evoluindo foram concentrados esforços para que outras parcerias, movimentos e colaboradores pudessem contribuir com doações e suporte para a comunidade. Firmaram-se parcerias com outros movimentos e coletivos, como o Muda Pedregal, Essor Brasil, cuja coalização inicia o Movimenta Pedregal, que em atuado na transmissão de saber e informativos contra o COVID19.

What do you think?

Written by yochanbeck

Deixe uma resposta

Favela Tecnológica

Ações de distribuição